Quem nunca sonhou com um caminhão de sorvete tocando aquela musiquinha chata, mas que trazia um moço legal vendendo gostosuras para as crianças? A imprensa brasileira já está cansada de dizer: os foodtrucks, há tempos adorados nos Estados Unidos, parecem finalmente ter chegado ao Brasil, mas não só vendendo sorvetes, e sim uma gama enorme de alimentos gourmet. Em São Paulo - onde uma lei de 2014 mudou as regras para o comércio de comida de rua -, já podem ser encontradas diversas praças com uma boa variedade dos caminhõezinhos. Ótimo programa para se fazer em um domingo de bobeira. O Butantan Food Park, por exemplo, tem contado com centenas de pessoas todos os fins de semana. No site (e também app) Food Truck nas Ruas, você pode pesquisar qual o truck mais perto!
Acreditamos que, para qualquer um que viva o cenário cultural - e gastronômico - do Rio de Janeiro, ficou bem claro que a moda dos food trucks também chegou em peso aqui. Nós fomos às edições de outubro e novembro da Feira Planetária, no Planetário da Gávea, e no Encontro de Foodtrucks & Gastronomia agora em dezembro, no Terreirão do Samba, e pudemos ter um gostinho dessa tendência. Com isso, decidimos dar dicas dos nossos trucks preferidos, baseados nas nossas provinhas.
Paleta Carioca; Piccole Gelato; Bene - Il Gelato Di Benedetta (fotos por Helena Mayrink)
Nossa primeira paixão na feira foi o Piccole Gelato, truck que ficava bem na entrada do jardim do Planetário. Os picolés italianos nos conquistaram: entre diversas opções de picolé e a casquinha de doce de leite, escolhemos os picolés de Doce de Leite e Chocolate. Acreditamos que cada uma tenha tomado três em dois dias de evento!!
Nos dois últimos eventos que fomos, o Piccole Gelato não estava presente, então os sorvetes ficaram por conta da lambreta do Il Gelato Di Benetta, te transportando diretamente para a Itália. Na primeira vez, fomos atendidos por um italiano muito simpático. Na segunda, uma francesa e um brasileiro nos confirmaram que simpatia é quesito para servir as delícias geladas. Nossos sabores escolhidos foram Fiordilatte, Chocolate e Doce de Leite. O diferencial deles é que não usam produtos já prontos - o de chocolate, por exemplo, não leva o exemplar com leite, e sim cacau. Também têm opções à base de água. O mais legal de tudo é: eles entregam em casa! Corre, gente!
Ok, aqui é a união de duas ideias atualmente na moda. As paletas estão super em alta e os sócios da Paleta Carioca resolveram investir em diferentes formatos para chegar a seus clientes: carinho, food truck (em seu estilo mais clássico) e uma vãzinha. Os produtos são grandes e podem ser recheados, de trufa, mesclados ou cremosos... Você escolhe, mas a dica aqui é a paleta de chocolate belga, macia e com um sabor fantástico. Mais um negócio em que os atendentes foram bastante simpáticos.
Café La Furgoneta; Boteco Doc (fotos por Helena Mayrink)
O La Furgoneta é uma paixão completa. A proposta lá é mais aconchegante, com comidas leves e um chocolate quente incrível - só cuidado para não queimar a língua (literalmente) ao prová-lo com muita animação. Os baristas da fofíssima kombi de aparência hippie também têm uma simpatia perceptível - uma até chegou a nos reconhecer na segunda vez que tivemos contato com eles, mais de um mês depois -, o que faz falta quando o evento não conta com eles. Outra coisa bacana lá é o copo para bebidas quentes, superbonitinho, vermelho e com o desenho da marca - uma kombi com asas. Dá até para usar como artigo de decoração depois!
O cardápio é abrasileirado e eles têm uma casa fixa em Laranjeiras, mas versão sobre rodas é sempre uma boa. Para quebrar a nossa onda de doce, que é com o que gastamos a maior parte do tempo nos eventos de food trucks, o Boteco Doc foi nossa melhor pedida. Além de um pessoal animado e rápido, os mini-hambúrgueres eram tão gostosos que até repetimos a dose! E conseguiram agradar nós duas, mesmo com a cebola caramelizada, que normalmente não seria bem o nosso estilo.
Los Mendozitos; Nika Yakisoba (fotos por Helena Mayrink)
Tapí; Da Kombi Sushi; Brauni (fotos retiradas do Instagram de cada estabelecimento)
Tendência desses últimos tempos, a tapioca passou de prato típico a prato fitness e chegou ao gourmet com a Tapí. Um dos trucks mais conhecidos é o Los Mendozitos, uma adega ambulante. Além da cor azul linda, as garrafas vem em uma bolsinha cheia de gelo, acho fofo! Dá até vontade de tomar vinho! Também tem os de comida japonesa, o Nika Yakisoba e o Da Kombi Sushi, que é forrado por imagens de animes e outros itens da cultura j-pop. Mas o truck que me apaixonei mesmo foi o Brauni, com detalhes lindos dentro do truck, além de mesas, bancos e tapetes vintage!
Encontro de Food Trucks & Gastronomia no Terreirão do Samba (foto por Helena Mayrink)
Enquanto aqui no Rio a lei “Comida sobre Rodas” espera ser aprovada, as feiras em locais “fechados” são as formas de divulgação que sobram. Lembrando que os food trucks não são ilegais, só tratados como qualquer outro comércio ambulante, o que dificulta bastante, já que se trata de alimentos! Para entender melhor, o vereador que criou o projeto da lei, criou um site para explicar mais sobre.
Nos dias 10 e 11, a feira volta a acontecer no Planetário. Não perca!
Nós