terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

It's Kind of a Funny Story: um filme, um drama, um romance, uma comédia

Quase 4 anos atrás, descobri pelo Tumblr um filme que acabou se tornando um dos meus 20 favoritos (sim, existe uma lista). It's Kind of a Funny Story nem tinha sido lançado no Brasil quando vi algumas cenas dele pela primeira vez.
its-kind-of-a-funny-story-tumblr
Baseado no livro homônimo de Ned Vizzini, o longa fala sobre Craig. O menino de 16 anos vem de família e escola boas, mas apresenta sinais de depressão e pensamentos suicidas, o que o faz procurar ajuda num hospital psiquiátrico. Ele acaba sendo internado na ala de adultos por um pequeno período devido à sua emergência. 

Como uma comédia dramática, há duas faces da obra. Ao longo da internação, o garoto descobre pessoas com problemas bem mais reais e graves que os dele, além de entender algumas coisas sobre a vida. Por outro lado, existe o romance adolescente na figura da interessante Noelle - a dona das melhores ironias, mesmo sem palavras - e o desenvolvimento de amizades. Tudo é tratado com suavidade e mesclando temas sérios aos cômicos.
its-kind-of-a-funny-story
O que me chamou maior atenção antes de assistir foi o elenco, que contém algumas personalidades especiais. Emma Roberts - que lançou verdadeiramente sua carreira na série Normal Demais, da Nickelodeon, e fez parte das última duas temporadas de American Horror Story - é encantadora no maior papel feminino. Ao mesmo tempo, Keir Gilchrist - cria de uma das séries de que mais sinto saudades, United States of Tara - nos dá um retrato inocente e sem jeito em forma de protagonista. Já para os amantes da clássica Gilmore Girls, ainda é possível aproveitar um pouquinho da presença de Lauren Graham, a eterna Lorelai, como a mãe de Craig. 

Entre os maiores destaques, contudo, está Zach Galifianakis. Seu Bobby é o paciente que fica mais amigo do personagem principal e, apesar da atuação convincente, o comediante, mais conhecido como o Alan de Se Beber, Não Case!, é talvez o responsável por uma das minhas maiores frustrações. Isso porque o filme possui um dos mais terríveis títulos adaptados para português: Se Enlouquecer, Não Se Apaixone. Além da regra quase geral de que títulos "traduzidos" são piores que os originais, a escolha do nome provavelmente se deve à presença do ator, em uma associação com o trabalho que o fez mais famoso.
É difícil definir It's Kind of a Funny Story. Não é o maior clichê jovem, mas há outros semelhantes. Não é profundo - de fato poderia ser considerado até superficial demais -, porém faz pensar, traz uma mensagem de valorização da vida e do amor e tem seu lado verdadeiramente engraçado. Não é romance, não é drama. Serve para dias vazios em que falta esperança.

H.

Um comentário:

  1. Já vi só gifs desse filme também no Tumblr mas não tinha nenhuma noção de como era e sobre o que era. Bacana despertou minha curiosidade!

    www.luvdrawing.com.br

    ResponderExcluir