É sempre bom lembrar que de nada adianta maquiagem se você não cuida da sua pele. Maquiagem por cima de pele sem cuidados só piora a situação ao meu ver. Também não vou falar do ácido que uso para as espinhas e manchas delas porque acredito que isso deva ser receitado por um médico. Vou indicar produtos estéticos que são encontrados nas farmácias.
1) Limpeza e esfoliação
O primeiro, e talvez o melhor, produto para oleosidade é o sabonete líquido Control da Dermotivin (o laranja!). Foi receitado pelo meu médico e me habituei a sempre lavar o rosto com ele no banho. Dá pra perceber bem como ele controla a oleosidade, sinto muita diferença quando viajo e não o levo. Além de tudo, ele dura muito! Uma gotinha nas pontas dos dedos é o suficiente para lavar o rosto. Por isso, o preço (por volta de R$60.00) se torna baixo.
Para quem não sabe, é bom lavar o rosto apenas uma vez por dia. Isso porque, caso a pele oleosa seja lavada muitas vezes ao dia, o efeito rebote se inicia, ou seja, ela produz mais gordura ainda, como forma de defesa. Então, contenha-se em lavar uma vez ao dia, abro exceções em dia que vou sair a noite para poder lavar também antes de me maquiar.
Em 2013, durante o meu período pré vestibular, por causa da tensão e o psicológico abalado, minha pele ficou bem ruim, com muita espinha. Então, meu dermatologista, que normalmente só me passava uma pomada (ácido), me aconselhou a começar a tomar pílula anti-concepcional, esfoliação uma vez por semana e fazer limpeza de pele uma vez por mês. Ele me deu a opção de três marcas para a esfoliação: Dermotivin (a mesma do sabonete), Theraskin e uma terceira que não me recordo. Comprei o Theracne, gel esfoliante da Theraskin, porque era o mais barato. Segundo o doutor, a melhor forma de esfoliar é antes do banho, com a pele seca. Depois, você entra no banho e tira o produto do rosto.
2) Proteção
Essa é a parte mais difícil para quem tem pele oleosa. Cansei de ouvir "não passo protetor no rosto porque fica melado!". Eu, com pele oleosa, morando em cidades absurdamente quentes, não saio um dia sem protetor solar! Mesmo em dia nublados e frios. Isso porque minha mãe tem 51 anos, nenhuma ruga e o único cuidado estético que ela teve foi passar protetor todos os dias desde a adolescência. Assumo que só depois de saber disso que comecei a cultivar o hábito, hoje tenho até agonia de sair desprotegida.
Pois bem, se você tem pele oleosa, deve saber que os melhores produtos para evitar o brilho em excesso são os em gel. Tenho dois protetores solares da Mantecorp - marca preferida do meu dermatologista - que são ótimos! Ele me indicou o White Gel, que é branco e parece um creme, mas é realmente um gel e não deixa a pele brilhando. Por engano, minha mãe comprou o Water Gel e acabei descobrindo que ele é melhor ainda, dá pra sentir ele secando a pele ao passá-lo, o uso quando a oleosidade está pior. Eles também tem o Episol Sec e o Episol Color, que foi minha base do dia-a-dia por um bom tempo!
3) Hidratação
Outro fator complicado para quem tem pele oleosa. Tem gente que realmente acredita que, por não ter a pele seca ou normal, não precisa de hidratação. E que, assim como o protetor solar, o hidratante vai deixar a pele melada. A hidratação é necessária pra todo mundo que queira ter uma pele saudável!
Você passa o gel creme da Skan e nem o sente depois na pele, é realmente muito leve por ser um hidratante específico para peles oleosas e com acnes.
Dei uma pesquisada para saber o preço e ele é bem caro, porém, como uso o protetor durante o dia e, de noite, o creme para as espinhas, acabo usando ele em raras ocasiões, quando sinto que a pele precisa mesmo, ou antes de maquiagem (tenho agonia de maquiagem direto na pele!), então tenho ele há bastante tempo!
4) Maquiagem
A parte mais divertida (e mais barata), que eu fui descobrindo aos poucos, sem indicação do dermatologista.
Na primeira choppada da minha faculdade, em pleno verão carioca a céu aberto, me perguntaram "como que você não está suando?" e foi ai que eu descobri que, apesar de eu estar morrendo de calor e achar que meu rosto estava brilhando, ele estava aparentemente seco. Cheguei à conclusão de que tinha finalmente descoberto a minha fórmula para uma pele que não brilhasse em festas e shows.
Vamos lá: primeiro, borrifo o spray fixador de maquiagem Charming, depois o Normaderm Total Mat da Vichy - o qual foi muito falado em blogs, sendo tratado como "primer", e na realidade é um gel hidratante anti brilho -, mas, se for de dia, uso o
protetor solar mesmo. Depois inicio a maquiagem e termino borrifando o spray fixador mais uma vez.
As opções de base mais leves para o dia-a-dia, e que ando usando muitas vezes para sair também, são: o pancake da Payot, a minha melhor descoberta. O produto é em pó e para passá-lo tem que molhar a esponja. Essa parte dá um pouco de trabalho e a dica é usar um borrifador de água para não molhar de menos, nem de mais. Ele precisa ser passado bem para não ficar borrado e, ao passar, pode parecer que não ficou bom, mas aguardando alguns minutos você vê como sua pele fica linda! Não parece que você está maquiada e a pele fica sequinha. Mesmo sendo meio trabalhoso de passar, eu não deixo ele por nada!! Comprei o BB Cream da Lorea'l de tanto falarem bem deles, pois não tinha nenhum interesse nessa febre, já que tenho o meu amor pelo pancake. Testei durante o dia de hoje e achei bem bom. De início parece um primer com cor, depois uma base mais leve, e realmente não deixa a pele brilhando.
Já de base mais pesada, foi difícil me encontrar. As bases não cobriam bem, a base que eu finalmente achei que era ótima - ótima cobertura e cor perfeita -, deixava a pele brilhando, mas finalmente encontrei a certa para mim. Da Maybelline - minha marca favorita de maquiagem - a Pure Makeup é incrível, combinada com os outros produtos, deixa minha pele realmente sem brilho, como promete a embalagem. Para as fãs de pó, essa coleção também tem.
Em geral, o melhor produto é o sabonete da Dermotivin. Se fosse para falar "sai agora e compra isso", seriam ele e algum protetor solar. As maquiagens são dicas caso você ainda não encontrou algo que a satisfaça.
Espero ter ajudado!
B.
B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário