terça-feira, 7 de abril de 2015

Dicas de intercâmbio: por que Houston?

Dois meses atrás eu concretizei um sonho: estava indo para os Estados Unidos fazer meu (primeiro) intercâmbio. Quando eu estava planejando a viagem, acabei optando por Houston por um acaso do destino, mas a cidade se mostrou muito boa pra mim. Alguns motivos me levaram pra lá, mas durante meu super corrido mês no Texas eu descobri ainda mais razões para escolher o destino. Mas, afinal, por que Houston?
Houston Museum of Fine Arts
1) Multicultural
Quando eu fui pra Houston, ainda tinha uma visão um tanto estereotipada de que veria várias pessoas andando de chapéu de cowboy todos os dias na rua. Claro, de vez em quando eu via um, e a influência texana está à toda por lá, mas o bom da cidade é sua mistura de culturas. Pela proximidade com o México, o Texas trouxe um pouco dos vizinhos para si, e isso se via em placas em inglês e espanhol, vários restaurantes mexicanos INCRÍVEIS (ou Tex-Mex) e vários cidadãos vindos do outro lado da fronteira. De alguns anos pra cá, vários árabes têm também escolhidos o Texas para estudar. Além disso, como os Estados Unidos é destino de muitos viajantes, nos supermercados, por exemplo, você encontra sessões "mundiais", com produtos organizados de acordo com os países de onde são. Estudando em uma escola de idiomas, principalmente, você ainda acaba tendo contato com pessoas de todo o mundo.

2) Sotaques
Eu sempre amei o sotaque do Sul dos EUA. Pra mim, o ritmo sempre foi bom, mesmo muitos dos meus amigos achando arrastado demais ou difícil. Na verdade, acabei encontrando mais gente com sotaque latino do que texano clássico, mas a mistura de sotaques em Houston é ótima, exatamente por ser uma cidade plural.

3) Treinando seu inglês
Gente falando com sotaque, gente falando rápido, gente falando de várias formas diferentes. Gente de todo lugar do mundo, e não muitos brasileiros. Apesar de não ser tão gloriosa como San Francisco ou NY, Houston atrai turistas e estudantes internacionais, e exatamente por não ser uma das mais cobiçadas, menos ainda aqui pelo Brasil, a cidade é ótima para quem quer realmente melhorar seu inglês e ter contato com as pessoas e a cultura local. Ficar longe da língua nativa te força a treinar a comunicação - e esse é o objetivo!
Houston skyline
4) Quarta maior cidade dos EUA
Houston é uma cidade grande, e quem mora no Texas sempre me dizia isso. Ao mesmo tempo, é pequena por te fazer sentir confortável onde estiver. Ela tem um número bom de bares, restaurantes, lojas, pessoas. Apesar das casinhas nos bairros residenciais, quando você vai pra Downtown os prédios tomam conta e o skyline é lindo. O sistema de transporte deles também é de alta qualidade - mesmo o trem, por exemplo, sendo relativamente novo, o que acaba não abrangendo a cidade toda -, mas ter um carro se torna essencial às vezes, até porque algumas coisas são bem afastadas umas das outras.
Hermann Park Houston
5) Explorando a cidade
Quando em Houston, explorar a cidade só faz você se apaixonar ainda mais por ela. Mesmo com pouco tempo, eu adorava descobrir minha pequena adorável cidade texana. Dei sorte de ir na época do rodeio, que é o maior e mais típico evento anual por lá, com várias atrações. Além disso, Houston tem o centro da NASA, parques, teatro ao ar livre, cinemas clássicos... É só questão de pesquisar e ir atrás dos programas que mais te empolgam. Se der tempo, é bom pegar um ônibus e ir pra Dallas, Austin ou San Antonio (que é ótima também), aproveitar o que o estado tem de melhor e conhecer lugares diferentes, tudo isso por um preço bem bacana de passagem.

H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário